HISTÓRIA DE LAGOA NOVA-RN


O município originou-se em meados do século XVIII quando o Coronel Cipriano Lopes Galvão e sua esposa Adriana de Holanda Vasconcelos migraram de Igarassu, Pernambuco, para a região do Seridó, no intuito de obter terras onde pudessem manter uma criação de gado.
  Francisco Jerônimo de Medeiros, um dos nomes mais importantes na construção de Lagoa Nova.Em 1777, com as grandes secas no sertão, houve a morte de quase todos os rebanhos da região. Os poucos gados que restaram distanciavam-se da região do Totoró, região onde posteriormente surgiu a cidade de Currais Novos, a procura de pastos. Seguindo veredas deixadas pelos poucos gados, os escravos, descobriram uma lagoa onde encontraram vários gados pastando ao seu redor. Adriana Vasconcelos, então viúva desde 1764, ordenou aos seus escravos que fizessem um curral perto da lagoa nova para que o gado permanecesse no local.
  Em 1793, Adriana viajou a Natal e requereu a sesmaria que passou a ser denominada Lagoa Nova. Até o final do século XVIII e durante todo século XIX Lagoa Nova ao menos conseguiu transformar-se em um verdadeiro povoado. Somente em 05 de dezembro de 1958 foi elevada a categoria de distrito do município de Currais Novos, assim permanecendo até o dia 10 de maio de 1962 quando tornou-se um município.
  Em 02 de janeiro de 1963 iniciou-se o mandato do primeiro prefeito, nomeado por ato do Governo do Estado, Francisco Jerônimo de Medeiros. Seu mandato foi até o dia 31 de janeiro de 1964 quando decidiu passar o cargo para João Luiz Victor. Em 01 de fevereiro de 1969, Jerônimo de Medeiros foi eleito pelo povo e voltou a prefeitura, onde permaneceu até 31 de janeiro de 1973, quando passou novamente o cargo para João Luiz Victor. Reassumiu a prefeitura pela 3ª vez em 01 de fevereiro de 1977 permanecendo até 31 de dezembro de 1982 quando passa o cargo para Erivan Costa. Após o mandato de Erivan Costa foram prefeitos Genilson Pinheiro, José Agripino e Geraldo Dantas. Hoje, Erivan Costa cumpre o seu quarto mandato como atual prefeito da cidade.
Aspectos Físicos

Serra de Santana.
  Lagoa Nova está a uma altitude de 733 m. É um município de clima frio e seco, com uma temperatura oscilante entre 14°C e 22°C conforme o período do ano. Possui um solo arenoso, plano e levemente ondulado, e uma vegetação do tipo arbustiva onde predominam árvores como o facheiro, aroeira, o angico, o ipê, o cumaru, a umburana de cheiro, umburana comum, a jurema, a catingueira, o espinheiro e muitas outras. Sua fauna é muito diversificada, porém muitos dos animais existentes nesta região estão ameaçados de extinção. Entre estes estão o gato selvagem, a raposa, o pica-pau, o beija-flor e outros.