1 de dezembro de 2019

Eleitores de Ceará-Mirim e Alto do Rodrigues vão às urnas neste domingo

Tudo definido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) para as eleições suplementares que vão definir os novos ocupantes para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Ceará-Mirim e Alto do Rodrigues acontecem neste domingo (1°), das 8h às 17h.
De acordo com a assessoria de comunicação, a Justiça Eleitoral potiguar já está com tudo encaminhado para que o pleito ocorra conforme o planejado. Ao todo, 62.360 eleitores do RN vão às urnas para escolher os candidatos. As eleições ocorrem em decorrência das cassações dos eleitos nas eleições de 2016. Em Ceará-Mirim, foi cassado Marconi Barreto e na cidade do Alto do Rodrigues, foi cassado, Abelardo Filho.
O município de Ceará-Mirim, pertencente à 6ª Zona Eleitoral, contará 47 locais de votação, 179 seções eleitorais e 161 urnas eletrônicas para atender à demanda de 51.837 eleitores aptos a votar. Além disso, 644 mesários voluntários atuarão no pleito garantindo a organização.
Já em Alto do Rodrigues (47ª Zona Eleitoral), cujo eleitorado é menor – com apenas 10.523 pessoas aptas a votar, haverá 11 locais de votação, 39 seções e 32 urnas eletrônicas, além dos 128 mesários voluntários.

As novas eleições ocorrem em virtude da cassação e perda de mandato dos antigos prefeitos e vice-prefeitos de ambas as cidades, a partir de recentes decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.
Os eleitores devem se dirigir aos seus respectivos locais de votação portando o título de eleitor ou, se preferir, o e-título, que substitui o título de papel. Embora o Rio Grande do Norte já disponha de 100% da biometria, é recomendado que o cidadão leve também um documento oficial com foto para o caso da digital não ser reconhecida. Além disso, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor faça uso da cola de papel contendo os dígitos de seus candidatos escolhidos para que o processo de votação se torne mais ágil. Lembrando que não é permitido fazer selfies com as urnas e que os eleitores não poderão entrar na cabina de votação portando smartphones.
Sete candidatos disputam Prefeitura de Ceará-Mirim e três em Alto do Rodrigues
Em Ceará-Mirim, a eleição suplementar terá sete candidatos a prefeito. As chapas apresentadas têm como candidatos a prefeito Julio Cesar Câmara (PSD), Marcílio Dantas (PDT), Ronaldo Marques (PV), Ana Célia Siqueira (PSTU), Glacio Costa (PSOL), Damião dos Santos (Patri) e Heriberto Ribeiro (SD).
Já em Alto do Rodrigues, o pleito contará três candidatos disputando a vaga de prefeito. Estão na disputa pelo comando do Município Nixon Baracho (MDB), José Bezerra de Oliveira (PV) e Renan Santos Melo (PSD).
Ao longo da preparação das eleições suplementares, foram realizadas reuniões para tratar das demandas com representantes das áreas de atuação nos das eleições, a fim de garantir que todos os esforços sejam empenhados no sentido de garantir um pleito tranquilo.
Os chefes de cartório Luis Cláudio Bezerra (47ª ZE – Alto do Rodrigues) e José Wilson de Oliveira (6ª ZE - Ceará- Mirim) estiveram presentes nas reuniões e reforçaram o compromisso em assegurar o sucesso das suplementares.
As novas eleições, que seguem as mesmas condições de um pleito convencional, ocorrem em virtude da cassação e perda de mandato dos prefeitos e vice-prefeitos de ambas as cidades. No caso de Ceará-Mirim, o motivo que levou à cassação foi abuso de poder econômico. Já em Alto do Rodrigues, a decisão foi proferida com base na lei da Ficha Limpa.
Veja números das eleições suplementares
62.360, número de eleitores que vão as urnas.
Números Ceará-Mirim:
51.837, número de eleitores.
47 locais de votação.
179, número de seções eleitorais.
161, número de urnas eletrônicas.
644, número de mesários voluntários
Números Alto do Rodrigues:
10.523, número de eleitores.
11, número de locais de votação.
39, número de seções eleitorais.
32, número de urnas eletrônicas.
128, número de mesários voluntários.