13 de junho de 2018

Governo participa de reunião com entes federais envolvidos na Transposição

O Projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco (PISF) foi o tema de uma reunião extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, nae hoje (08), em São José de Piranhas, na Paraíba. Representando, O Governo do Estado, o Secretário Mairton França e o Diretor-Presidente do Igarn, Josivan Cardoso, participaram do evento que contou com apresentações das instituições federais envolvidas no Projeto.
Na ocasião, o Ministério da Integração (MI) fez uma explanação sobre o estado atual das obras, a Agência Nacional de Águas (ANA) apresentou os desafios da regulação e gestão das águas transpostas e a Codevasf falou como acontecerá a operação do PISF.
De acordo com o MI, as obras do eixo norte devem ser concluídas no final de 2018, mas só devem chegar ao RN, no final de 2019, pelo leito do rio Piranhas, em Jardim de Piranhas. “Estamos discutindo nosso modelo de gestão com a Ana e, do ponto de vista de infraestrutura hídrica, já estamos construindo o canal de aproximação dentro da Barragem de Oiticica e finalizando o projeto da tomada d’água a ser localizada dentro do reservatório” explica Mairton.
Sobre o Ramal do Apodi, onde as águas vão entrar no RN pelo eixo norte, o MI ressalta que o projeto já está pronto, mas a obra ainda está sem previsão para ser licitada.
*AgoraRN