31 de janeiro de 2019

Governo de Fátima Bezerra vai priorizar a qualidade da produção agrícola

De volta ao comando do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN), cargo que já ocupou no governo Robinson Faria, César Oliveira vai usar a estrutura do órgão de 400 servidores e 10 escritórios regionais com atuação em 150 municípios para promover as vantagens da agroecologia e da alimentação saudável.
Entrevistado pelo jornalista Tiago Rebolo, no programa Bom Dia Agora, da 97,9 FM desta quarta-feira, 30, Oliveira afirmou que o foco ambiental pode dinamizar economicamente a vida de aproximadamente 1.100 pequenos produtores de leite e 100 micro fruticultores do estado.

Lembrou que os hábitos pouco saudáveis de alimentação do brasileiro, responsáveis pela obesidade e doenças cardíacas, custam R$ 500 milhões por ano ao Sistema Único de Saúde.
Ao comentar as declarações do novo presidente da Emater, o presidente da Federação da Agricultura do RN, José Vieira, comentou que o foco do governo Fátima Bezerra, preconizado pelo presidente da Emater, é “estreito para alcançar a amplitude dos problemas da agricultura potiguar”.
Apesar de reconhecer a importância dos alimentos saudáveis na dieta da população, Vieira lembrou que os produtos orgânicos “ainda são caros para a grande maioria da população, que está longe de prescindir da agricultura tradicional”.
Cesar Oliveira é natural de Parelhas, formado pela UFERSA, especialista em Cooperativismo pela UFRPE, pós-graduado em Formulação e Análise de Políticas Agrícola e Agrária pelo Instituto de Economia da Unicamp, mestre e doutorando em Ciências Sociais (UFRN).
Foi superintendente do INCRA no Rio Grande do Norte de 2003 a 2005, diretor nacional do INCRA entre 2005 e 2011 e assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário entre 2011 e 2013.