6 de agosto de 2019

Fiern cria plataforma para identificar potencialidades econômicas do Estado

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) vai deflagrar na próxima quinta-feira, 7, uma iniciativa que promete identificar vocações econômicas, potencialidades produtivas, bem como apontar gargalos administrativos e sociais dos municípios potiguares.
O projeto é um desdobramento das atividades do “Mais RN”, amplo estudo sobre o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, iniciado em 2014, para elaborar uma agenda econômica e promover a melhoria da competitividade potiguar. Na nova fase do projeto, batizada de Mais RN e o desenvolvimento municipal, o foco será na identificação de projetos para o crescimento das cidades norte-rio-grandenses.
Para a nova etapa, a Fiern criou uma plataforma digital para que os prefeitos municipais possam apresentar as vocações da região, áreas propícias para investimento, potencialidades econômicas, além dos problemas que hoje impedem o desenvolvimento local. O mecanismo digital será apresentado aos prefeitos no dia 7, em uma solenidade que vai ocorrer na sede da Fiern, em Natal.

“Será o ‘start’ para que possamos olhar para os municípios potiguares. Queremos buscar, junto com os prefeitos, soluções transformadoras, para impulsionar ações que melhoram a empregabilidade e irão gerar riquezas”, afirma Pedro Alburquerque, assessor técnico da Fiern.
Segundo ele, a plataforma digital vai passar a receber as informações municipais a partir do próximo dia 7. O sistema estará vinculado ao endereço eletrônico do programa “Mais RN” (http://www.maisrn.org.br/). “O ambiente será de fácil visualização e bem intuitivo”, reforça. Ele explica que o sistema será abastecido com informações e dados econômicos e sociais pelos próprios municípios. 
A expectativa é de que o sistema possa gerar informações essenciais sobre o ambiente econômico das cidades. Uma das possibilidades é de que os dados possam gerar mapas para o investimento e abertura de negócios. “Caso um grupo de cidades aponte vocação para o têxtil, por exemplo, haverá um mapeamento melhor para ações que gerem mais investimento”, justifica.
A iniciativa conta com o apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e da Federação das Câmaras Municipais do Estado (Fecam). Os organizadores esperam contar com a adesão de um bom volume de cidades já na primeira semana de abertura da plataforma. Contudo, a Fiern também estuda criar uma “força-tarefa” para incentivar que as prefeituras integrem ao sistema. 
A ideia dos desenvolvedores é de que as informações sejam atualizadas e analisadas de forma constante. Além disso, o banco de dados ficará aberto ao público, para que os conhecimentos regionais sejam democráticos e transparentes.
A expectativa é de que o primeiro balanço de informação seja publicado na primeira quinzena de setembro.