7 de agosto de 2019

Trabalhadores do Detran decidem encaminhar contraproposta ao Governo do Estado

Em assembleia ocorrida nesta segunda-feira, 5, os trabalhadores do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) deliberaram por apresentar ao Governo do Estado uma contraproposta com vistas a melhorar o que foi oferecido pelo Executivo.
A proposta do governo consiste em reestruturar, no prazo de 60 dias, a infraestrutura física da sede estadual do DETRAN em Natal. O Executivo também promete que em 30 dias vai trabalhar na regularização de processos pendentes dos servidores. Contudo, mantém a posição de não revogar o decreto nº 29007, que retira a autonomia financeira da autarquia.
Os trabalhadores acataram os dois primeiros pontos da proposta, mas rechaçam a manutenção do decreto. Assim, ficou acertado que a direção do SINAI-RN vai encaminhar para o Executivo uma contraproposta.

Além da revogação do decreto nº 29007, há outros pontos da pauta que são: a necessidade de reposição salarial; o pagamento das folhas em atraso dos aposentados e pensionistas; o fim das terceirizações; a realização de concurso público; e a oferta de melhores condições de trabalho.
Na assembleia, os trabalhadores também apreciaram um indicativo de greve e decidiram por aguardar o andamento das novas negociações com a governo.
Servidores do DETRAN reafirmaram adesão a parada de 13 de agosto
Além de tratar da pauta, os trabalhadores reafirmaram a participação da categoria na Parada Estadual do Funcionalismo em 13 de agosto. O dia de luta tem como pauta a reposição salarial para os servidores (ativos, aposentados e pensionistas), a definição quanto ao calendário de pagamento do ano de 2019, a regularização das três folhas em atraso, a realização de concurso público, entre outras coisas.