1 de agosto de 2020

Agora RN e Exatus divulgarão duas novas pesquisas eleitorais

Em parceria com o Instituto Exatus, o Agora RN vai começar a publicar uma série de pesquisas eleitorais com intenções de voto para prefeituras de diversas cidades potiguares. Todos os levantamentos serão registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Em Lagoa Nova, município com quase 15 mil habitantes, foram ouvidos 400 pessoas. Já em Serra Negra do Norte, também na região Seridó, foram entrevistados 350 eleitores. As pesquisas serão divulgadas na próxima semana.

Para o tamanho amostral determinado, os resultados serão avaliados sob um erro amostral de 4,5% para mais ou para menos, ao nível de confiança de 95%. Assim, para que sejam representativas, as pesquisas em Lagoa Nova e Serra Negra do Norte foram aplicadas nas zonas urbanas e rurais, distribuídas por meio da técnica de Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT), considerando cotas de sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.

No Instituto Exatus, após a coleta de dados tanto em Lagoa Nova como em Serra Negra do Norte, os questionários passam por uma conferência e uma ponderação entre a amostra planejada e a amostra alcançada. O trabalho de campo foi coordenado por dois supervisores de campo. Para consolidar o trabalho, uma nova amostragem, com 15% do total da amostra alcançada, foi feita pelo supervisor para verificação.